20/08

11% dos municípios do Brasil concentram 93% do turismo nacional

O Mapa do Turismo Brasileiro é um levantamento reconhecido pelo TCU como um instrumento que orienta o gestor público na aplicação de políticas do setor. Na mais recente atualização, já seguindo os critérios definidos em 2015, o Brasil acabou perdendo 1.170 “municípios turísticos”, ou um terço do que possuía em 2013, totalizando hoje 2.175 destinos que chegam a compor 291 regiões turísticas.
O Sul, com 702 representantes, despontou como a macrorregião que mais possui cidades na lista, seguida de perto pelo Sudeste, com 642, e, um pouco atrás, o Nordeste, com 489. Em números de regiões turística, as medalhas são redistribuídas, com o Sudeste levando ouro (90); Nordeste, prata (80); e Sul, bronze (53). Mesmo com a Amazônia atraindo a atenção de todo o mundo, a região Norte fica num distante último lugar em ambas as leituras.
O Mapa vai além e divide os destinos em categorias que vão de A a E. Mais da metade dos municípios brasileiros encontram-se no quarto grupo, o que pode ser considerado um problema, uma vez que 93% do fluxo de turistas domésticos e 100% do fluxo internacional concentram-se nas categorias A, B e C, que somam apenas 630 cidades, equivalente a 29% do total analisado, ou 11% do país. Deste grupo, o Sudeste desponta com 232 representantes.
O Estado que mais aparece na lista é o Rio Grande do Sul, com 294 cidades, seguido de Minas Gerais (285) e Paraná (224). Proporcionalmente, no entanto, chama atenção os casos do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, onde ao menos três quartos das prefeituras adotam o turismo como um dos fatores para desenvolver a economia local.
 
As melhores estruturas, no entanto, se concentram em São Paulo, com 106 destinos nas categorias A, B e C. Os paulistas superam até mesmo os fluminenses e os baianos, chegando a dez municípios, quando se observa apenas a “primeira divisão”, recorte que encontra apenas 51 cidades nos critérios mais rigorosos. Nesse sentido, chama atenção o caso de Minas Gerais. Com 853 cidades, apenas uma aparece na lista com os melhores resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *